DJ HÓLIVER

sábado, 20 de fevereiro de 2010

METROSEXUAL




Eu creio q sonhar o impossível é como q ouvir a voz de alguma coisa q pede existência e que nos chama de longe.

Metrosexualidade


Se é homem... imagine o homem que gostaria de ser…

Se é mulher… que tipo de homem gostaria de ter a seu lado?



A metrosexualidade é um fenómeno recente que tem renovado o conceito tradicional do homem. Quando se começou a ouvir o termo associou-se a aspectos relacionados com a sexualidade, por vezes interpretadas como sinónimo de homosexualidade.

O que é então a Metrosexualidade?

A Metrosexualidade é um fenómeno que como tantos outros se manifesta na sociedade em constante evolução, é a “revolução” do homem das metrópoles, que se diz moderno e com amor-próprio. Para perceberem melhor: as mulheres há anos que podem ser consideradas metrosexuais, pois há anos que os padrões de beleza e bem-estar do corpo e da mente são uma preocupação a ter em conta, há anos que as mulheres utilizam maquilhagem, cremes, fazem depilação, e agora são os homens que assumem também esta prioridade consigo próprios. O típico estereótipo de macho, está de certa forma a ser abandonado, e o que é engraçado é que o que vem ao de cima, é o assumir de aspectos da feminilidade por parte destes homens, de não terem problemas em fazer a depilação, irem com frequência ao cabeleireiro, e o assumirem perante os outros que ainda são conservadores e o apontam como uma “vergonha para os machos”.

Em termos orientais existe o Yin e o Yang. A mulher é predominantemente Yin e o homem essencialmente Yang pela própria natureza que os distingue. No entanto, ambos temos os dois aspectos e é esta interacção que proporciona o “equilíbrio”.

Eu… gosto de automóveis, gosto de artes marciais… irão concluir que sou…

Homem?

Mulher?

Se escolheu a segunda acertou!

Então e se um homem se souber tratar, souber revelar o seu lado sensível começa a ser catalogado erroneamente?

É uma atitude diferente perante a vida, a forma de vestir, entre outros aspectos um pouco diferentes do considerado “habitual”.

Então como é e quais são as bases de um homem metrosexual?

É definido como um heterossexual, sensível, bem educado, cavalheiresco, urbano e que esteja ciente do seu lado feminino. Pode ter uma marcação semanal na manicure, o cabelo será da responsabilidade de um excelente cabeleireiro e não barbeiro e as massagens de relaxamento e até – porque não? – uma limpeza facial num Spa.

O metrosexual adora comprar, poder usar bons produtos de joalharia e relojoaria, e o seu armário de casa de banho terá certamente bons produtos de cosmética, perfumaria e higiene pessoal masculina, incluindo cremes e revitalizantes para a pele.

Um metrosexual preocupa-se com o seu físico e aparência, frequentando um health club com condições de higiene e acompanhamento profissional. Tem uma noção absoluta do poder da imagem que vende e adora que reparem nele.



A curiosidade acerca dos metrosexuais subiu consideravelmente em Junho de 2003 quando a “RSCG Euro Worldwide”, uma agência de comunicações e marketing baseada em Nova Iorque e outras 200 cidades, exploraram a aparente mudança de hábitos dos “machos americanos” num relatório intitulado “o futuro dos homens”.



Para esta pesquisa, foram entrevistados homens com idades compreendidas entre os 21 e os 48 anos de todo o território dos Estados Unidos.



As conclusões? De acordo com o relatório, há "uma vaga emergente de homens que lutam contra as limitações e vergonhas instituídas" de papéis masculinos tradicionais e que "fazem o que querem, compram o que querem, apreciam o que querem apreciar - não obstante o facto de muitos ainda julgarem que são coisas de não machos."



O “macho” metrosexual é provavelmente mais sensível e de algumas maneiras mais afeminado que o seu pai, diz “Schuyler Brown”, uma das ‘arquitectas’ do estudo e directora associada ao ‘trendspotting’ e pesquisas estratégicas da “RSCG Euro Worldwide”.



Os metrosexuais procuram empurrar os limites tradicionais da aparente “sexualidade” que definem o que é ser-se masculino e o que é ser-se feminino, mas nunca sentem que são qualquer coisa além de "homens reais.", diz Schuyler B..



Os homens metrosexuais "são muito seguros relativamente à sua sexualidade," diz a citada autora do estudo. "Sentem-se confortáveis quando começam as suas sessões de limpeza facial ou pedicure. Não se sentem menos masculinos ou menos heterossexuais."



Afinal e a bem de uma requalificação do facto de se ser e saber estar como um homem neste novo milénio já há muitos que deixam de lado a brutalidade do “macho latino” (“porco”, “feio” e “mau”) para uma mais actual e inteligente atitude metrosexual...



Com o forte processo de influência social a exercer pressão sobre os indivíduos, este é um fenómeno que veio para ficar, a realidade é que existem cada vez mais homens metrosexuais, também os média sustentam este fenómeno, quer através da publicidade a produtos de beleza dirigidos exclusivamente a este segmento de mercado, quer através de programas que divulgam a imagem deste novo estereótipo masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário